top of page
  • Foto do escritorPlaneja Terê

Novas estratégias para o Planejamento Popular da cidade

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Conheça a proposta do PAPO!, o Planejamento Alternativo Popular em Teresópolis

O Plano Diretor (PD) é uma lei que prevê a urbanização do município pelos próximos dez anos. Define regulamentações e induz ações para fazer a reorganização ou manutenção do espaço urbano.


Em Teresópolis, um novo PD já era para ter sido aprovado desde 2016. A prefeitura apresentou um projeto de lei à Câmara em 2020. Entretanto, sem participação popular e sem nenhum estudo que pudesse sustentar o plano apresentado. Em função disso, em 2022, a Câmara não colocou o projeto de lei em votação e convidou o PlanejaTerê e a UERJ de Teresópolis para fazer parte de um Grupo de Trabalho para conduzir a revisão do PD. Ambas as instituições aceitaram o desafio, elaboraram um cronograma e uma metodologia de trabalho e firmaram valiosas parcerias com a UERJ de Petrópolis, a UFF e a UFRJ.


Além das reuniões regulares do grupo, alguns estudos e diálogos com a população foram realizados. Por outro lado, a parceria com a Câmara não tem sido satisfatória e a participação dessa tem estado aquém do necessário envolvimento para se elaborar uma legislação dessa importância para o município. Assim, o PlanejaTerê, a UERJ e seus parceiros estão no presente momento pedindo um encontro com os vereadores para tratar de tal assunto. Porém, não paramos de trabalhar. As ações não seguirão mais em nome do GT da Câmara de Vereadores, mas continuaremos elaborando atividades e estudos para Teresópolis através do PAPO!


PAPO - Planejamento Alternativo Popular


Uma iniciativa inspirada em experiências de mobilização cidadã que busca juntar comunidades, associações de moradores, coletivos e movimentos urbanos, pesquisadores e demais interessados em debater os problemas da cidade e dos bairros, pensando propostas que possam orientar políticas públicas.


A partir do PAPO, poderemos pressionar o poder público, com propostas concretas, construídas democraticamente, a garantir direitos que têm sido historicamente negligenciados, como um Plano Diretor com participação efetiva da comunidade.


O PAPO pretende ser um fórum popular de luta por uma cidade mais justa, digna e sustentável. Convidamos a todas as instituições e pessoas interessadas a participar dessa construção. O planejamento só faz sentido se tiver participação popular. Afinal, é pra ela, para o bem estar da população, que um município deve focar seus esforços.



Participe do lançamento do PAPO !


Dia 29/04/2023 ás 14hs
No Colégio Estadual Euclydes da Cunha

Rua Mello Franco, nº 608 - Alto, Teresópolis


Programação do #1 PAPO

  • Apresentação dos participantes e do contexto da Revisão do Plano Diretor de Teresópolis;

  • Oficina: Como anda nossa cidade?

  • Encaminhamentos de próximas ações


CHAME SEUS VIZINHOS, PARTICIPE!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page